Recife-PE: (81) 3471-2040 Brusque – SC: (47) 3514-3307 Cabo de Santo Agostinho – PE: (81) 3471.2040

Corantes Reativos

A Exatacor fabrica e distribui corantes reativos em todo Brasil. Conheça a seguir um pouco mais sobre eles e caso deseje, faça uma solicitação ou tire suas dúvidas a partir do formulário ao final da página.

Informações sobre os Corantes Reativos e sua utilização:

Os Corantes Reativos são bastante utilizados nas indústrias de tecido, para colorir celulose e algodão. A partir deles é possível obter tintos com brilho excepcional, boa igualização e excelente solidez.

Os corantes reativos, mesmo os de tingimento a frio (30ºC) – mais reativos com a celulose que os de tingimento a quente (98ºC) – possuem fraca substantividade em comparação com os corantes diretos. São aplicados em processo por esgotamento e foulardagem.

Os corantes reativos são aplicados de forma idêntica aos dos corantes diretos, adicionando a barrilha (Na2 CO3), ou NaOH, que tem por finalidade alcalinizar o banho e fixar o corante à fibra.

A temperatura de fixação dos corantes decresce de acordo com sua reatividade com a fibra celulósica, poderá ser frio (20 a 30ºC), morno (40 a 60º C) ou à quente (80 a 98ºC). Após a adição do álcali à temperatura de fixação, para melhor igualização completa-se em 30 a 60 minutos o tingimento.

Uma particularidade que ocorre neste tingimento é a pequena parcela do corante reativo que reage com a água, tornando-se inativa para a fixação na celulose.

“Ao terminar o tingimento, encontra-se em média de 70 a 80% de corante fixado no substrato.

O restante compõe-se de corante não fixado ou hidrolisado, que está substantivamente montado e difundido na fibra celulósica”.(SALEM, mod. 2).
Para obter-se uma boa solidez no tingimento, é necessária a completa eliminação do hidrolisado, o que é feito através do enxaguamento e ensaboamento, com um auxílio de um detergente.

Nos processos contínuos, só e válidos os corantes de tingimento a frio e morno, pois se faz a impregnação do material seco, passando pelo banho de foulard, este possui corantespré-dissolvidos, um umectante, se necessário uréia, para melhorar a solubilidade e barrilha.

Em seguida o material é enrolado e deixado no cavalete giratório, embrulhado com folhas de polietileno, durante vinte e quatro horas ou o material é submetido ao vaporizador evitando assim o repouso prolongado. Após a fixação dos corantes, o material é enxaguado, ensaboado, e novamente enxaguado. 

Solicite este produto

Solicite Corantes Reativos

    Todos os segmentos de produtos

    Construção civil

    Indústria de plásticos e borrachas

    Indústria de couro

    Indústrias de papel e embalagens

    Lavanderias

    Indústrias têxteis

    Indústria de tintas

    Estamparias e serigrafias

    Indústrias de domissanitários e saneantes

    Agroquímicos

    Destilarias e usinas

    Tratamento de água